O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

PROJETO PINDORAMA: O ÍNDIO E SUA TERRA


IDENTIFICAÇÃO
Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Elisa Paiva”
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo – ES
Diretora Escolar: Patricia Leitão Pariz
Pedagoga: Beatriz Driusso Ferreira e Silvana Martins de Carvalho
Professores: Edilenes Lima, Laudineri de Fátima Salve, Nediana Pancieri Cassandre, Rosimeri Coco e Sebastião Thezolin
Disciplinas: História e Geografia
Título do Projeto: “Pindorama: o índio e sua terra”
Período de Execução: 20 de março a 20 de abril de 2012
Público alvo: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série (Ensino Fundamental – séries finais)
Turno: Matutino e Vespertino


JUSTIFICATIVA

Conhecer a história dos grupos que compõem a população brasileira significa valorizar suas particularidades que são fundamentais para a compreensão da História global do país. Em “Pindorama: o índio e sua terra”, nos propomos a fazer uma reflexão, partindo do encontro entre os portugueses e os indígenas, primeiros habitantes desta terra, a qual denominavam Pindorama e, por meio de atividades, referenciais teóricos, danças, paródias, teatros, músicas e filme, dando plena liberdade a criatividade do educando, produzirmos juntos um conhecimento sobre a cultura indígena que possibilite torná-la respeitada e valorizada.

OBJETIVO GERAL
Trabalhar o conceito de “Pindorama”como ponto de partida para levantamento de informações que possibilitem o conhecimento e o aprofundamento da cultura indígena brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Compreender a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira.
·         Trabalhar temas transversais como ética e pluralidade cultural.
·         Desenvolver habilidades artísticas para a música, a dança e o teatro.
·         Refletir sobre diversidades culturais.
·         Estimular o respeito às diferenças.
·         Desconstruir possíveis imagens negativas sobre a cultura indígena.

CRONOGRAMA 
·         Apresentação do projeto à direção da escola (28.03.2012 / quarta-feira).
·     Apresentação do projeto aos alunos - exibição de documentários: Youtube (Índios do Brasil, Lauro Moraes; Crianças Indígenas e Pindorama) (29.03.2012 /  quinta-feira).
·         Sessão de cinema com o filme “A Missão” (03.04.2012 / 09.04.2012 e 10.04.2012).

DESENVOLVIMENTO
Trabalhos em sala.
·         Estudo dos textos: “Os povos indígenas do Brasil”- Livro Projeto Araribá – História 6º Ano.

História
- Um caldo de cultura...
Atividades (páginas 198 e 199) 5ª série
- Índios e não índios...
Atividades (páginas 204 e 205) 6ª série
Geografia
- Os índios de hoje: quantos são
Atividades (páginas 200 e 201) 7ª série
- A sociedade dos Tupis...
Atividades (páginas 203 e 204) 8ª série

APRESENTAÇÕES
·         5ª série: Música “Pindorama” (17.04.2012 / terça-feira)
·         6ª série: Dança (18.04.2012 / quarta-feira)
·         7ª série: Teatro (19.04.2012 / quinta-feira)
·         8ª série: Paródia (20.04.2012 / sexta-feira)


RECURSOS
·         Transporte escolar para sessão de cinema na Casa da Cultura em Venda Nova do Imigrante.
·         Material xerocopiado.
·         Laboratório de informática.
·         Aparelho de som.
·         Fantoches.

AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, considerando-se o desenvolvimento das atividades e participação individual e coletiva.

APRESENTAÇÃO VESPERTINO



APRESENTAÇÃO MATUTINO



Dança 
Indígena




Paródia




Teatro de Fantoches



Dança Indigena

Coral

Palestras

 









As apresentações foram um sucesso,nela pudemos observar a aprendizagem do conteúdo estudado e o comprometimento de Professores e alunos com a Educação.

A direção agradece o empenho de todos que participaram do projeto e salienta a importância destes momento para o desenvolvimento das diversas habilidades dos educandos.


COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "PROJETO PINDORAMA: O ÍNDIO E SUA TERRA"

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior