IDENTIFICAÇÃO
Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Elisa
Paiva”
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de
Conceição do Castelo – ES
Diretora Escolar: Patricia Leitão Pariz
Pedagoga: Beatriz Driusso Ferreira e Silvana
Martins de Carvalho
Professores: Edilenes Lima, Laudineri de Fátima
Salve, Nediana Pancieri Cassandre, Rosimeri Coco e Sebastião Thezolin
Disciplinas: História e Geografia
Título do Projeto: “Pindorama: o índio e sua terra”
Período de Execução: 20 de março a 20 de abril de
2012
Público alvo: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série (Ensino
Fundamental – séries finais)
Turno: Matutino e VespertinoJUSTIFICATIVA
Conhecer a
história dos grupos que compõem a população brasileira significa valorizar suas
particularidades que são fundamentais para a compreensão da História global do
país. Em “Pindorama: o índio e sua terra”, nos propomos a fazer uma reflexão,
partindo do encontro entre os portugueses e os indígenas, primeiros habitantes
desta terra, a qual denominavam Pindorama e, por meio de atividades,
referenciais teóricos, danças, paródias, teatros, músicas e filme, dando plena
liberdade a criatividade do educando, produzirmos juntos um conhecimento sobre
a cultura indígena que possibilite torná-la respeitada e valorizada.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar o
conceito de “Pindorama”como ponto de partida para levantamento de informações
que possibilitem o conhecimento e o aprofundamento da cultura indígena
brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Compreender
a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira.
·
Trabalhar
temas transversais como ética e pluralidade cultural.
·
Desenvolver
habilidades artísticas para a música, a dança e o teatro.
·
Refletir
sobre diversidades culturais.
·
Estimular
o respeito às diferenças.
·
Desconstruir
possíveis imagens negativas sobre a cultura indígena.
CRONOGRAMA
·
Apresentação
do projeto à direção da escola (28.03.2012 / quarta-feira).
· Apresentação
do projeto aos alunos - exibição de documentários: Youtube (Índios do Brasil,
Lauro Moraes; Crianças Indígenas e Pindorama) (29.03.2012 / quinta-feira).
·
Sessão de
cinema com o filme “A Missão” (03.04.2012 / 09.04.2012 e 10.04.2012).
DESENVOLVIMENTO
Trabalhos em sala.
·
Estudo dos
textos: “Os povos indígenas do Brasil”- Livro Projeto Araribá – História 6º
Ano.
História
|
- Um caldo
de cultura...
Atividades
(páginas 198 e 199) 5ª série
|
- Índios e
não índios...
Atividades
(páginas 204 e 205) 6ª série
|
|
Geografia
|
- Os índios
de hoje: quantos são
Atividades
(páginas 200 e 201) 7ª série
|
- A
sociedade dos Tupis...
Atividades
(páginas 203 e 204) 8ª série
|
APRESENTAÇÕES
·
5ª série:
Música “Pindorama” (17.04.2012 / terça-feira)
·
6ª série:
Dança (18.04.2012 / quarta-feira)
·
7ª série: Teatro
(19.04.2012 / quinta-feira)
·
8ª série:
Paródia (20.04.2012 / sexta-feira)
RECURSOS
·
Transporte
escolar para sessão de cinema na Casa da Cultura em Venda Nova do Imigrante.
·
Material
xerocopiado.
·
Laboratório
de informática.
·
Aparelho
de som.
·
Fantoches.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será processual, considerando-se o desenvolvimento das atividades e
participação individual e coletiva.
APRESENTAÇÃO VESPERTINO
APRESENTAÇÃO MATUTINO
Dança |
Indígena
Paródia |
Teatro de Fantoches |
Dança Indigena |
Coral |
Palestras |
As apresentações foram um sucesso,nela pudemos observar a aprendizagem do conteúdo estudado e o comprometimento de Professores e alunos com a Educação.
A direção agradece o empenho de todos que participaram do projeto e salienta a importância destes momento para o desenvolvimento das diversas habilidades dos educandos.
0 Comentario "PROJETO PINDORAMA: O ÍNDIO E SUA TERRA"
Postar um comentário