Desenvolver
conteúdos e atividades diversificadas relacionadas à história e cultura
indígena, possibilitando uma maior integração entre os alunos desenvolvendo
interesse e respeito pelas diferenças culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Compreender a importância da cultura
indígena para a formação da cultura brasileira.
*Trabalhar temas transversais como
ética e pluralidade cultural.
*Desenvolver habilidades artísticas
para a música, a dança e o teatro.
*Refletir sobre diversidades culturais.
*Estimular o respeito às diferenças.
*Desconstruir possíveis imagens
negativas sobre a cultura indígena.
Desenvolvimento:
1ª ETAPA: Despertar o interesse dos alunos para o assunto com uma
exposição de vídeos com documentários relacionados às tribos indígenas do
Brasil atual.
2ª ETAPA: Trabalhar os textos do livro didático de História do 7º
ano: “Projeto Arararibá”, de acordo com o cronograma abaixo:
Série
|
Texto
|
Páginas
|
5ª série
|
“Um
caldo de cultura”
|
198 e 199
|
6ª série
|
“Os índios de hoje: Quantos são? Onde
estão”?
|
200 e 201
|
7ª série
|
“A sociedade dos tupis”
|
202 e 203
|
8ª série
|
“Índios e não índios: uma história recente”
|
204 e 205
|
3ª ETAPA: Trabalhar a letra da música “Pindorama” com as 5ª séries
interpretando-a e cantando-a para apresentação no final das atividades.
4ª ETAPA: Ensaiar com as 7ª séries: JOGRAL – Dia do Índio,
habitantes do solo brasileiro e TEATRO – Era dia de índio para também
apresentar no final das atividades.
5ª ETAPA: Ensaiar a lenda da Mandioca com um aluno da 6ª série para
apresentação no final das atividades.
6ª ETAPA: Realizar uma pesquisa sobre hábitos alimentares dos
indígenas e compará-los com os alimentos que usamos em nosso dia-a-dia,
observando o que herdamos dos costumes dos indígenas. Em seguida, dividir
tarefas de providenciar alimentos de origem indígena para que possamos realizar
um café da tarde a ser saboreado no dia da apresentação.
7ª ETAPA: Fazer uma visita à Gruta do Limoeiro e ao Museu do Índio
que lá se localiza de acordo com o cronograma abaixo:
Dia
11/04 - próxima 5ª feira - 5ª A e B = 41 alunos
Dia
12/04 - sexta-feira - 5ª C e 6ª A - 47 alunos
Dia
16/04 - terça-feira - 6ª B e C - 46 alunos
Dia
17/04 - quarta-feira - 7ª A e B - 42 alunos
Dia
18/04 - quinta-feira - 8ª A e B - 46 alunos.
Dia18/04
- quinta-feira - 5ª/6ª e 7ª VESPERTINO - 48 alunos.
8ª ETAPA: Apresentação das atividades artísticas e realização do
café da tarde.
Professores de História: Sebastião Thezolin, Miriã Dias, Maria das Graças Caliman Batalha.
Professores
de Geografia: Maria da Penha Vicente Barboza e Rosemery Côco.
Pedagoga do
Ensino Fundamental II: Beatriz Driusso Ferreira.
Disciplina:
História e Geografia.
Período de
Execução: 11 de abril a 22 de abril de 2013
Público
alvo: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série.
Turno: Matutino
e Vespertino
0 Comentario "Sequencia Didática : Dia do Índio"
Postar um comentário