Escola: UMEF Elisa Paiva
Turma: 1º Ano “B”
Professora: Luciene D. Daré Feriani
Pontos de contato: Matemática/Português/Arte/Ciências/Geografia
e História
SINOPSE
DO LIVRO: Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais
casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se
transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas
puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas
crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito
da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela.
JUSTIFICATIVA:
Com vistas nos aspectos
citados na sinopse do livro, e observando a necessidade da turma em estar
trabalhando com leitura e escrita, números e formas geométricas de forma lúdica
e prazerosa, decidimos elaborar e realizar esta sequência de atividades, visando
melhor assimilação dos conteúdos por hora citados.
OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Apresentar os números, relacionando-os com brincadeiras do cotidiano das crianças.
- Possibilitar ao aluno o aprendizado e o reconhecimento das formas geométricas existentes no meio em que vivemos.
- Construir e relacionar a partir das figuras geométricas.
- Estimular a comparação visual;
- Compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto numérico;
- Oferecer à criança a oportunidade de falar, pensar e fazer matemática na sala de aula e na vida.
- Ler e interpretar a história em quadrinhos;
- Perceber e comparar a finalidade de um texto;
- Construir formas pessoais de registrar informações em tabelas;
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
CONTEÚDOS:
Leitura e escrita
(letras, sílabas, palavras, números...)
Data comemorativa (dia do meio ambiente)
Tipos de moradia
Classificação com Geometria
Composição com cores e formas
Exploração de sequências e formas
DESENVOLVIMENTO / ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
1ª Etapa - “Classificação com Geometria”:
1º Momento: Iniciarei o desafio
de trabalhar Classificação com Geometria com 1° ano “B” com a leitura do livro
“AS TRÊS PARTES” de Edson Luiz Kozminski. Em seguida faremos uma roda de conversa sobre a história e os conteúdos
que vamos estudar a partir dela.
2º Momento: Reconto da história onde as crianças
serão motivadas a confeccionar os personagens (as três formas geométricas) e
brincar de transformá-las nas várias coisas que vimos na história e
outras que por ventura a turma descobrir que é possível de formar com as
peças. (Fotos em anexo).
3º Momento: A partir das formas já conhecidas pela
história, iremos recortar várias outras de diferentes cores e tamanhos:
círculos, quadrados, retângulos, triângulos, losangos, trapézios, etc.
4º Momento: A turma dividida em grupos será
estimulada a dividir as formas recortadas, conforme seus critérios (
por cor, por tamanho, pelo número de lados, os que rolam , os que não rolam,
etc).
Logo após, deverão
montar desenhos em seu caderno colando as formas recortadas escrevendo os seus
nomes. (fotos em anexo)
5º Momento: Posteriormente a esta atividade
(no outro dia), os alunos serão levados para o um passeio ecológico, visto que estamos na semana do meio ambiente,
onde deverão descobrir neste ambiente elementos que se parecem com as formas
estudadas na sala de aula, como também, recolher todo o lixo encontrado pelo
caminho.
De volta para a sala de aula, a turma deverá registrar o passeio com desenho livre retratando as formas
geométricas existentes
no meio em que vivemos. (ver desenho em anexo).
2ª Etapa – “Compondo
com cores e formas”:
1º
Momento:
Roda de ideias dialogando com os alunos sobre as formas geométricas pedindo a
eles que lembrem das formas geométricas que aparecem na história “As Três
Partes e outras que já conhecem, e, onde podemos encontrá-las.
Após a roda de ideias, apresentar a história em
quadrinhos “Cascão em A Pipa”
- Você conhece o brinquedo que o Cascão fez?
- Quais são as formas que aparecem nessa
pipa?
- Você já brincou de soltar pipa?
- Quais são os cuidados que devemos ter ao
brincar com pipas?
- O que aconteceu com a pipa do Cascão?
- Essa situação já aconteceu com você?
SOUSA, Mauricio de. Cebolinha
brincadeiras II. São Paulo: Globo, out,
2006, n° 52. p.70, 71.
2º Momento: Registrando:
Em sua opinião o que o Cascão pode fazer para
tirar a pipa de cima da árvore? No retângulo abaixo, faça um desenho para
representar sua resposta.
Compare sua solução com as soluções encontradas
pelos seus colegas da turma e conversem sobre elas.
3º
Momento:
Convidar os alunos para montar pipas em
duplas compensadas. Peça a eles que recortem as peças abaixo e com elas montar
diferentes tipos de pipas. Primeiro faça
algumas tentativas de montagem para em seguida colar em seu
caderno.
Depois que a montagem estiver pronta,
pergunte a eles:
- Algumas das pipas que
vocês montaram tem a mesma forma que a pipa do Cascão? Qual?
- E com os personagens da história “As Três
Partes? Qual a semelhança?
- Que formas aparecem em cada uma das pipas?
- Qual é a forma que mais aparece nessas
pipas?
- Comparem suas montagens com a de outra
dupla e observem se elas ficaram iguais ou diferentes.
4º
Momento: Convidar
os alunos a identificarem as formas geométricas no trenzinho e pintá-las
utilizando as mesmas cores da legenda apresentada.
Em seguida, pedir para descobrirem o nome de
cada uma delas . depois, completar a tabela com a quantidade usada de cada uma
para montar o trenzinho.
FORMA GEOMÉTRICA
|
QUANTIDADE
|
QUADRADO
|
|
TRIÂNGULO
|
|
CÍRCULO
|
|
RETÂNGULO
|
5º
Momento:
Curiosidades sobre a pipa com uso de texto informativo.
Trocando
ideias sobre o texto:
- Você sabe o que significa dizer que a pipa
apareceu na China cerca de 1000 anos antes de cristo? Isso é muito ou pouco
tempo?
- Antes de a pipa ser um brinquedo, como ela
era utilizada?
Analisando
a palavra PIPA:
- Circule no texto a palavra PIPA. Quantas
letras ela tem? Qual é a primeira letra? E a última? Agora, pronuncie essa palavra. Quantas vezes você
abriu a boca para pronunciá-la? Então tem quantas sílabas? Como é o som da
primeira sílaba? E da segunda?...Quantas vezes essa palavra aparece o texto?
6º
Momento: Registrando:
Além de ser muito antiga, a pipa serviu de
inspiração para muitos artistas criarem obras de arte! Veja esta obra do pintor
Cândido Portinari:
(Imagem) PORTINARI, Candido. Meninos soltando papagaios. 1947. 1 óleo sobre tela:
color.;60,6x73,5 cm. Coleção particular.
A) Com que forma se parece as pipas pintadas
no quadro de Portinari? Desenhe-a em seu caderno:
B) Quantas pipas estão sendo empinadas?
C) O título da obra anterior é MENINOS SOLTANDO PAPAGAIO. No lugar onde
você mora, a pipa tem um nome diferente? Que tal pesquisar e escrever outros
nomes que a pipa recebe?
3ª Etapa: “Exploração de sequências e formas”:
1º Momento: Iniciar com o jogo
do “BINGO DAS LETRAS”:
2º Momento: Propor aos alunos atividades
lúdicas de contagem, explorando as ideias do jogo:
- Quantas letras do alfabeto você
utilizou para preencher sua cartela de bingo? - Represente com palitos de
picolé essa quantidade de letras.
- Leia para os colegas e professora as
letras que você utilizou.
- Faça o desenho dessas letras
utilizando palitos de picolé.
- Os espaços em que as letras foram escritas na cartela de bingo, representam
qual forma geométrica?
- As bolinhas de EVA que você usou para
marcar o bingo se parecem com qual forma geométrica? Quantas você usou?
- A cartela do bingo se assemelha com
qual figura geométrica?
- Quantos palitos de picolé são
necessários para montar um triângulo? E um quadrado? E um retângulo? E um
losango? E um trapézio? Faça a montagem de cada uma dessas figuras utilizando
palitos.
- Quantas cartelas foram necessárias
para a turma do 1º ano “B” jogar o bingo?
- Represente essa quantidade com tampinhas.
- Houve quantos ganhadores? E quantos
prêmios?
- Que tal fazer uma lista de palavras
começadas com as letras que você escreveu na cartela do bingo. (produção
individual).
3º
momento: Aula no
pátio da escola.
1) Os alunos serão levados ao pátio para brincar de esconde-esconde com seus
colegas e professora, onde o pegador deverá contar até 20. Depois de brincar
bastante, deverão fazer o registro da brincadeira:
A) Quantas crianças brincaram de esconde-esconde
com você?
B) Até que número o
pegador contou antes de sair para descobrir o esconderijo das outras crianças?
C) Foi combinado que o
pegador contaria até 20 antes de sair à procura dos outros. Complete a
sequência com os números que ele falou quando foi o pegador: 1,____,
3,____, ____, 6, ____, ____, ____, 10,
11, 12, ____, 14,
15, ____, 17, ____, ____,
20.
D) Até que número você
sabe contar? Combine com a professora e seus colegas e contem em voz alta a
quantidade de alunos que vieram para a aula hoje.
4ª ETAPA: MOMENTO DE RELEMBRAR:
1) Nesta sequência de
atividades, você conheceu um pouco sobre pipas e viu que elas podem ter
diferentes formas e cores. Aprendeu também o nome de algumas formas
geométricas. Agora, observe estas pipas. Quais as formas que aparecem em cada
uma delas? Complete a tabela para responder.
2) Mãos a obra: Você brincou
de montar as personagens da história “As Três Partes”. Mostre a quantidade de
personagens utilizando os dedos. Agora, escreva o nome delas e faça o
desenho de cada uma.
3) Você se lembra do passeio ecológico
que fizemos? ... Então, recorte de revistas imagens que lembram alguma forma
estudada ou vista no passeio, com estes recortes confeccionaremos um cartaz
classificando cada imagem a sua respectiva forma geométrica.
4) Jogo “Mosaico Geométrico” - Nesse jogo os alunos foram divididos em grupos para fazer o
reconhecimento do material. Em seguida foram levados a formar desenhos com as
formas do mosaico, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas,
como também, fazer a contagem da quantidade de peças por cor. E resolveram situações
de adição e subtração.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi feita em todos os
momentos da aula
através da observação dos alunos quanto a participação e realização das
atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e
aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA:
KOZMINSKI, Edson Luiz. As três partes.
SOUSA,
Mauricio de. Cebolinha brincadeiras II.
São Paulo: Globo, out, 2006, nº 52. P.70,71.
PORTINARI, Candido. Meninos soltando papagaios. 1947. 1 óleo sobre tela:
color.;60,6x73,5 cm. Coleção particular.
TOSATTO,
Cláudia M. PERACCHI. Edilaine do Pilar F. Coleção
Hoje é dia de Matemática – 1º Ano. Ed.
Positivo. Curitiba, 2007.
0 Comentario "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NÚMEROS E FORMAS"
Postar um comentário