O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

PROJETO PINDORAMA: O ÍNDIO E SUA TERRA


IDENTIFICAÇÃO
Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Elisa Paiva”
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo – ES
Diretora Escolar: Patricia Leitão Pariz
Pedagoga: Beatriz Driusso Ferreira e Silvana Martins de Carvalho
Professores: Edilenes Lima, Laudineri de Fátima Salve, Nediana Pancieri Cassandre, Rosimeri Coco e Sebastião Thezolin
Disciplinas: História e Geografia
Título do Projeto: “Pindorama: o índio e sua terra”
Período de Execução: 20 de março a 20 de abril de 2012
Público alvo: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série (Ensino Fundamental – séries finais)
Turno: Matutino e Vespertino


JUSTIFICATIVA

Conhecer a história dos grupos que compõem a população brasileira significa valorizar suas particularidades que são fundamentais para a compreensão da História global do país. Em “Pindorama: o índio e sua terra”, nos propomos a fazer uma reflexão, partindo do encontro entre os portugueses e os indígenas, primeiros habitantes desta terra, a qual denominavam Pindorama e, por meio de atividades, referenciais teóricos, danças, paródias, teatros, músicas e filme, dando plena liberdade a criatividade do educando, produzirmos juntos um conhecimento sobre a cultura indígena que possibilite torná-la respeitada e valorizada.

OBJETIVO GERAL
Trabalhar o conceito de “Pindorama”como ponto de partida para levantamento de informações que possibilitem o conhecimento e o aprofundamento da cultura indígena brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Compreender a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira.
·         Trabalhar temas transversais como ética e pluralidade cultural.
·         Desenvolver habilidades artísticas para a música, a dança e o teatro.
·         Refletir sobre diversidades culturais.
·         Estimular o respeito às diferenças.
·         Desconstruir possíveis imagens negativas sobre a cultura indígena.

CRONOGRAMA 
·         Apresentação do projeto à direção da escola (28.03.2012 / quarta-feira).
·     Apresentação do projeto aos alunos - exibição de documentários: Youtube (Índios do Brasil, Lauro Moraes; Crianças Indígenas e Pindorama) (29.03.2012 /  quinta-feira).
·         Sessão de cinema com o filme “A Missão” (03.04.2012 / 09.04.2012 e 10.04.2012).

DESENVOLVIMENTO
Trabalhos em sala.
·         Estudo dos textos: “Os povos indígenas do Brasil”- Livro Projeto Araribá – História 6º Ano.

História
- Um caldo de cultura...
Atividades (páginas 198 e 199) 5ª série
- Índios e não índios...
Atividades (páginas 204 e 205) 6ª série
Geografia
- Os índios de hoje: quantos são
Atividades (páginas 200 e 201) 7ª série
- A sociedade dos Tupis...
Atividades (páginas 203 e 204) 8ª série

APRESENTAÇÕES
·         5ª série: Música “Pindorama” (17.04.2012 / terça-feira)
·         6ª série: Dança (18.04.2012 / quarta-feira)
·         7ª série: Teatro (19.04.2012 / quinta-feira)
·         8ª série: Paródia (20.04.2012 / sexta-feira)


RECURSOS
·         Transporte escolar para sessão de cinema na Casa da Cultura em Venda Nova do Imigrante.
·         Material xerocopiado.
·         Laboratório de informática.
·         Aparelho de som.
·         Fantoches.

AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, considerando-se o desenvolvimento das atividades e participação individual e coletiva.

APRESENTAÇÃO VESPERTINO



APRESENTAÇÃO MATUTINO



Dança 
Indígena




Paródia




Teatro de Fantoches



Dança Indigena

Coral

Palestras

 









As apresentações foram um sucesso,nela pudemos observar a aprendizagem do conteúdo estudado e o comprometimento de Professores e alunos com a Educação.

A direção agradece o empenho de todos que participaram do projeto e salienta a importância destes momento para o desenvolvimento das diversas habilidades dos educandos.


Contação de Histórias III


A Professora de Projeto de Leitura – Marcia, trabalhando com os alunos da 4ª. Série uma apresentação do Livro “Quem acorda sonha”.







ABSTRACIONISMO- ARTES

O 2ºC da Professora Mariana estudou na disciplina de artes a expressão por meio de formas e cores.
Esse conteúdo trata do abstracionismo, que é uma forma de arte que busca não só representar o mundo á nossa volta. Toda obra que represente objetos não reconhecíveis é considerada abstrata.

Utilizando papel colorido cortado em formas geométricas e cola, os alunos criaram suas obras usando colagens.
A professora relata que as obras ficaram muito bonitas e interessantes.













Contação de Historia II

O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios do homem. Toda criança gosta de ouvir histórias. Ela associa realidade à fantasia e geralmente se identifica com algum personagem.

Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.3, p. 143): “A leitura de histórias é um instrumento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.

Contar histórias é de grande relevância para a aprendizagem da criança. Na criação de histórias, o professor poderá abordar qualquer assunto e apresentar diferentes conteúdos pedagógicos, uma vez que criança terá possibilidades de assimilar o que é apresentado nas histórias através de seus personagens. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.1, p. 52): “Por mais que se tenha a intenção de trabalhar com atitudes e valores, nunca a instituição dará conta da totalidade do que há para ensinar. Isso significa dizer que parte do que as crianças aprendem não é ensinado de forma sistemática e consciente e será aprendida de forma incidental”.

fonte do texto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38550

E por isto que a escola tem investido na aprendizagem por meio das histórias Infantis, desta vez são as turminhas das Professoras Mariana e Marlene do vespertino.


Contação de Historias

A professora Ana Julia do 3ºano vespertino utiliza algumas das seguintes estrátegias para o seu trabalho de contação de historia visando desenvolver a criação de um aluno leitor.

1ª - Estudar a história.
Não é necessário memorizar, mas é preciso compreendê-la, guardar as seqüências dos fatos e saber como transmitir toda a emoção no momento exato, tornando-a apaixonante.

2ª – Sentir a história.
A história deve despertar a sensibilidade de quem a conta, sem emoção não haverá sucesso.

3ª – Ter domínio completo sobre o texto.
O contador tem que estar seguro sobre o que vai contar, senão é melhor não contar.

4ª – Acreditar na história.
O contador tem que fazer o ouvinte acreditar naquilo que está sendo contado, por mais irreal que pareça, tem que passar credibilidade.

5ª – Olhar para a platéia.
O olhar é um vínculo fundamental de ligação entre o narrador e o público.

6ª - Falar com voz clara e agradável.
Contar com naturalidade é contar sem afetação, de forma clara, audível e agradável, sem impostar a voz ou falar em falsetes.

7ª - Ser comedido nos gestos.
Se exagerar em gestos sem objetivos, quando fizer um que seja necessário para melhor entender a história, tal gesto não será notado.
Fonte das estrategias http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br/2009/11/estrategia-utilizada-para-contacao-de.html



Pintura em telha colonial

Alunos da 6ª Série Matutino do Professor Isac trabalhou a técnica de pintura em telha colonial.
Nesta atividade cada aluno trouxe de casa um telha colonial, assim,com auxilio do professor eles aprenderam a técnica da simetria e a diferença entre arte abstrata e figurativa.
É valido registrar que a aceitação e a satisfação por parte dos alunos em exercer este trabalho escolar foi imensa e grandiosa, que trouxe até mesmo muito alento ao professor.









Arte Barroca

Exposição de recriações das pinturas barrocas elaboradas pelos alunos da 7ª serie do turno matutino da Escola Elisa Paiva.
Este trabalho didático iniciou-se dentro da sala de aula com a entrega de um texto relatando as principais característica da arte do Barroco, seus contextos históricos e também seus artistas plásticos e principais obras.
O Professor Isac relata que alem dos objetivos supracitados seu principal foco foi  fazer o discente perceber a importância do Barroco para aquela época, seu estilo de pintura e o grande poder de comunicação que ele possuía através de suas obras artísticas.

Parabéns Professor e Alunos pelo trabalho contextualizado!





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