O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Sequencia Didática : Dia do Índio


Objetivo:
Desenvolver conteúdos e atividades diversificadas relacionadas à história e cultura indígena, possibilitando uma maior integração entre os alunos desenvolvendo interesse e respeito pelas diferenças culturais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



*Compreender a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira.

*Trabalhar temas transversais como ética e pluralidade cultural.
*Desenvolver habilidades artísticas para a música, a dança e o teatro.
*Refletir sobre diversidades culturais.
*Estimular o respeito às diferenças.
*Desconstruir possíveis imagens negativas sobre a cultura indígena.

Desenvolvimento:


1ª ETAPA: Despertar o interesse dos alunos para o assunto com uma exposição de vídeos com documentários relacionados às tribos indígenas do Brasil atual.

2ª ETAPA: Trabalhar os textos do livro didático de História do 7º ano: “Projeto Arararibá”, de acordo com o cronograma abaixo:

Série
Texto
Páginas
5ª série
“Um caldo de cultura”
198 e 199
6ª série
“Os índios de hoje: Quantos são? Onde estão”?

200 e 201
7ª série
“A sociedade dos tupis”
202 e 203
8ª série
“Índios e não índios: uma história recente”
204 e 205

3ª ETAPA: Trabalhar a letra da música “Pindorama” com as 5ª séries interpretando-a e cantando-a para apresentação no final das atividades.

4ª ETAPA: Ensaiar com as 7ª séries: JOGRAL – Dia do Índio, habitantes do solo brasileiro e TEATRO – Era dia de índio para também apresentar no final das atividades.

5ª ETAPA: Ensaiar a lenda da Mandioca com um aluno da 6ª série para apresentação no final das atividades.

6ª ETAPA: Realizar uma pesquisa sobre hábitos alimentares dos indígenas e compará-los com os alimentos que usamos em nosso dia-a-dia, observando o que herdamos dos costumes dos indígenas. Em seguida, dividir tarefas de providenciar alimentos de origem indígena para que possamos realizar um café da tarde a ser saboreado no dia da apresentação.

7ª ETAPA: Fazer uma visita à Gruta do Limoeiro e ao Museu do Índio que lá se localiza de acordo com o cronograma abaixo:

Dia 11/04 - próxima 5ª feira - 5ª A e B = 41 alunos

Dia 12/04 - sexta-feira - 5ª C e 6ª A - 47 alunos

Dia 16/04 - terça-feira - 6ª B e C - 46 alunos

Dia 17/04 - quarta-feira - 7ª A e B - 42 alunos

Dia 18/04 - quinta-feira - 8ª A e B - 46 alunos.

Dia18/04 - quinta-feira - 5ª/6ª e 7ª VESPERTINO - 48 alunos.


8ª ETAPA: Apresentação das atividades artísticas e realização do café da tarde.





                                                 































Professores de História: Sebastião Thezolin, Miriã Dias, Maria das Graças Caliman Batalha.
Professores de Geografia: Maria da Penha Vicente Barboza e Rosemery Côco.
Pedagoga do Ensino Fundamental II: Beatriz Driusso Ferreira.
Disciplina: História e Geografia.
Período de Execução: 11 de abril a 22 de abril de 2013
Público alvo: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série.
Turno: Matutino e Vespertino
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Sequencia Didática : Dia do Índio"

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior