O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

II Campeonato de Tabuada e Soletração 2010

Como surgiu o projeto...

O II Campeonato de Tabuada e Soletração teve início no ano passado e envolveu alunos, professores e pais em uma tarefa muito importante: desenvolver nos educandos o hábito da leitura e o estudo da tabuada, estabelecendo horários na escola e em casa para se dedicar ao projeto.
A experiência foi gratificante, e vimos o interesse, não só dos alunos, mas de toda a família, pois, além do aprendizado, os filhos ainda ganham se campeões, um valor em dinheiro, possibilitando auxiliar os pais na compra de algo necessário para a própria criança ou para todos da casa. Por isso, a escola decidiu dar continuidade a essa forma lúdica de trabalhar Matemática e Língua Portuguesa.
(Coordenação Pedagógica da UMEF “Elisa Paiva”)

Por que o projeto é importante?

Atualmente questionamos e condenamos o trabalho desenvolvido pelos educadores de poucos anos atrás acerca da tabuada e da cobrança excessiva em relação à escrita. Porém, damos o braço a torcer quando vemos, hoje, as dificuldades que nossos alunos possuem para realizar operações de cálculos mentais sem a ajuda de uma calculadora ou produzir um texto com poucos erros ortográficos, de forma que consigamos interpretá-lo sem maiores problemas.

Para enfrentarmos esses desafios, buscamos nos conceitos construtivistas possibilidades concretas para que possamos mostrar aos educandos que a escrita e o raciocínio lógico são fundamentais no dia-a-dia para enfrentarmos situações onde não estaremos com dicionários ou calculadoras em mãos. Para isso, ao contrário do passado, os alunos entendem a importância desses conteúdos para depois aprendê-los, dessa forma, antes de memorizar a tabuada, aprendem através de jogos e materiais concretos todo o processo, tendo a possibilidade de buscar diferentes formas de chegar ao resultado.

A idéia do Campeonato de tabuada e soletração surgiu a partir da constatação de dificuldades para realização de atividades matemáticas em virtude da demora para se chegar aos resultados das operações com algoritmos e dos muitos erros ortográficos em função de trocas de letras como s e z, m e n, nh e lh, ss e c, dentre outras. A escolha das turmas a partir da 3ª série se deve ao nível de maturidade das turmas, já que 1ª e 2ª é o início do processo de alfabetização e letramento e, ainda, estão construindo hipóteses e entendendo o processo.

O Campeonato é realizado com competições entre equipes de 04 ou 05 integrantes, pois assim, trabalharemos disputas, mas com espírito de cooperação, pois os integrantes deverão se unir para ajudar todo o grupo a superar suas dificuldades.

Para que o projeto surta o efeito desejado trabalharmos visando envolver as famílias na tarefa de incentivar os alunos a estudarem em casa, estipulando horários para se dedicarem e se juntarem aos filhos em busca de mais conhecimentos e, para isso, decidimos premiar as equipes com dinheiro, pois assim, as famílias poderão decidir junto com os filhos o que comprar com o prêmio.

PARCERIAS:

O projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Conceição do Castelo e Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo.


 



























Premiação 2010

A premiação do Campeonato conteceu na última sexta-feira, dia 26 de novembro, às 8:00horas no auditório desta Unidade de Ensino.

Participaram desse importante momento a diretora Marília, as Pedagogas Rosania e Silvana, os alunos campeões e os pais, que muito elogiaram a iniciativa da escola por desenvolver esse Projeto, que visa prioritariamente o incentivo à leitura e escrita correta das palavras, assim como, a assimilação da tabuada, assuntos que serão utilizados por toda a vida dos educandos.

Estamos felizes com o resultado do Campeonato, e mais uma vez, agradecemos a parcerias das famílias e da Câmara Municipal.

Agradecemos, ainda, o envolvimento e o incentivo dos professores:

Regiane Passabão Lozório
Lindinalva de Souza Amorim
Sandra Maria Driusso
Maria Laura Thezolin Salve
Simônia Maria Ferreira (Mariana)
Selma Maria Belisário Jubini
Cirléia Inês da Cruz
Kamila Fontan Gomes
Atuane Págio
Nilcimara Leite Vargas
Luciana da Silva
Regina Célia Ferreira Filgueiras
Rita de Fátima Nogueira Machado
Paula Barroso

Conheça os campeões que receberam como prêmio caixa de bombons e o valor de R$ 100,00 cada:

- 3ª série: turma B (Isabelly Cassandri Pinholato, Isabela Cunha Spadeto, Watson de Oliveira de Sousa, Isabela Nodari e Vitor Henrique da Silva)

- 4ª série: turma B (Rafaela Garcia da Silva, Lucas Ferreira do Rosário, Gabrielly Ferreira Fazolo e Warley Campos da Silva)

- 5ª série: turma B (Aline Garcia da Cruz, Karla Rodrigues da Silva e Thaís de Souza Veríssimo)

- 6ª série: turma C (Cíntia Silva Teneratti, Claudiohana Dias Vieira, Maria Paula Moreira Vargas e Weverton Batista Cardoso)

- 7ª série: turma C (Ana Flávia Cassiano Ferreira, Joanilson de Oliveira Silva, Joice Oliveira dos Santos e Venise Furtado Bautz)

- 8ª série: turma B (Danrlei Patrick Raimundo Camporez, Fabiana Loiola de Sousa ,Hueliton Júnior Muniz da Silva, Lorena Alves Vasco e Patrícia Avanci Galavote)

Parabéns à todos!!!

Centro Recreativo Venda Nova – CREVEN

No dia 10 e 11 de novembro os alunos do 1º ano e 1ª série realizaram um passeio no Centro Recreativo Venda Nova – CREVEN com o objetivo de colocar em prática um tema bastante citado nos conteúdos das referidas turmas: Diversão.

Os alunos se divertiram muito juntamente com seus professores e estagiários da Unidade de Ensino: brincaram, fizeram piquenique, sentiram-se realizados e felizes.

 

 

 

 

 

 


 

Programa de Rádio-3ªB

Na apostila Dom Bosco de Língua Portuguesa foram abordados diversos tipos de textos: teatro, poesia, piada, texto informativo, conto e textos jornalísticos. Neste contexto havia atividades em que textos de piadas e contos foram adaptados para teatro.

Para melhor compreensão do assunto proposto, junto com os alunos, montamos um programa de rádio. Neste programa preparamos um roteiro que nos permitiu apresentar todos os tipos de textos de maneira divertida.

Montamos em nossa sala um estúdio com microfones e som. A sala ao lado foi transformada em lugar para os ouvintes: 3ªs séries C e D, as 4ªs séries e a 5ª série D.

Todas as atividades da programação foram apresentadas pelos alunos. Tomamos o cuidado de abordar textos, como no caso dos contos, que traziam implícitos os valores. Os textos jornalísticos faziam referência a acontecimentos da UMEF “Elisa Paiva”. Os textos informativos chamavam atenção para o cuidado e a conscientização da preservação do Meio Ambiente.

Professora Maria Laura
3ª série B
 




 

 

Projeto “Meio Ambiente” da Turma 4°B


Titulo: "Verde que te Quero Ver" 




A turma da 1º ano 4ªB finalizou o projeto sobre Meio Ambiente que teve execução de 31/08/2010 à 09/11/2010 e foi ministrado pela profª Cirléia Inês da Cruz

O objetivo do projeto é estimular mudança de atitudes com relação ao meio ambiente favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e do próprio planeta, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável garantindo assim, a vida no nosso planeta.

No decorrer do projeto a professora procurou desenvolver etapas que foram norteados pelos seguintes propósitos:
- Incentivar e promover o trabalho de cooperação entre os alunos, com os professores, pais e escola;
- Formar conceitos e opiniões;
- Desenvolver e estimular no aluno a criatividade e a criticidade;
- Conhecer a biodiversidade existente em nosso município e da Mata Atlântica;
- Sensibilizar para as diversas conseqüências causadas pelo desmatamento e queimada;
- Promover ações que possibilitem colaborar nas mudanças de atitudes em prol da preservação do meio ambiente.

O projeto tem parceria com o programa AGRINHO e o SENAR, sendo voltado para a criança e ao jovem que se encontram na escola com o objetivo de trabalhar as práticas sociais com o intuito de transformar o presente e o futuro da vida na zona rural.

A Professora Cirléia em uma de suas falas no texto do projeto frisa que “De nada adianta sabermos vários idiomas, conhecermos inúmeros lugares, estudarmos fauna e flora que jamais veremos; se não admitirmos que também somos culpados e que devemos agir para reparar os erros cometidos”





Acesse o projeto na integra:




Projeto “Meio Ambiente” da Turma do 1° Ano

Titulo: “ Conhecer para Proteger”


A turma do 1º ano (06 anos) finalizou o projeto sobre “Preservação e Poluição da Água e do Solo” que teve execução de 29/09/2010 à 03/11/2010 e foi ministrado pela profª. Beatriz Driusso Ferreira.

O objetivo do projeto é promover a conscientização dos alunos e da sociedade, sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo à situação de degradação do Meio Ambiente para garantir a boa qualidade de vida e a preservação do nosso país e município usando os alunos do 1°ano como multiplicadores deste processo.

As etapas do projeto procuraram ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil e o município vêm enfrentando com a poluição da água e do solo. E contemplou etapas onde os alunos poderiam:
• Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
• Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico e á qualidade da água e do solo;
• Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água e do solo, a partir de uma postura crítica;
• Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, como também da preservação do solo;
• Conscientizar que a água e o solo não devem ser desperdiçados, nem poluídos;
• Trabalhar com os alunos na comunidade formas de combater o desperdício da água e a poluição do solo;
• Desenvolver a consciência da preservação do meio, sua conservação e proteção.
• Organizar entrevista e pesquisas com os alunos sobre o tema para ser aplicada com os pais;
• Elaborar murais e cartazes coletivos e individuais com a opinião das crianças sobre o assunto;
• Registrar por meio de desenho a Poluição e Preservação da Água e do Solo.

O projeto tem parceria com o programa AGRINHO e o SENAR, sendo voltado para a criança e ao jovem que se encontram na escola com o objetivo de trabalhar as práticas sociais com o intuito de transformar o presente e o futuro da vida na zona rural.
A Professora Beatriz em uma de suas falas no texto do projeto frisa que “Usamos e abusamos do nosso planeta. Agora, todos nós precisamos nos preocupar com o futuro, é questão de sobrevivência”.



Acesse o projeto na integra :

12 de Novembro - Dia do Diretor!

Marília,hoje é o seu dia e através deste poema, toda escola quer lhe agradecer por você fazer parte de nossas vidas!
Ser Diretor...

Ser diretor, que horror!
Toda gente em nosso pé:
Desde bandido sem fé,
Que não nos faz cafuné...

De noite, vem o mistério.
Metido a besta, o artista
Transmuda-se em pichador.
Procura-se alguma pista,
Finalmente, surge a prova.
Vem, então, o humanista:
Coitadinho do Picasso,
exercitava seu traço!!!




Também tem o professor
Que fica fora de prumo,
Quando os alunos travessas
Aprontam-lhe mil falsetas...

Tem também pai de aluno,
Zangado com o coordenador
Porque seu santo rebento
Provocou, em tal momento,
Gente de quem se temia,
Levando em bom pagamento
Bordoadas sem amor.
E sobra pro diretor!!

E, de quebra, todo dia,
É chato, de todo lado,
A rondar a direção,
Pra vender enciclopédia,
Salame, queijo, comédia,
Informática e inglês,
Quase tudo por quase nada.
Mas, que gente descarada!!




Deixemos de brincadeira,
Pois diretor que se preza
Ama sua profissão,
Professores, serviçais,
Os alunos e seus pais.
Sonham com a escola perfeita,
Cidadã e sem violências,
Formadora de consciências!!


Agora, falando sério:

Viva, a direção!!!


Texto adaptado de http://www.udemo.org.br/Dia%20Diretor09.htm em 10/11/2010
Ciências-Audição

Ciências-Audição

Se você é daqueles que gosta de ouvir "músicas muito alta" assista ao video feito pelos alunos da 7A sobre Audição nas aulas de Ciências com a Professora Carila.


Sistemas em nossas vidas

“Estamos sempre em contato com algum tipo de sistema. Para começar, usamos sistemas nos nossos hábitos diários, pois o ser humano costuma ordenar as tarefas diárias, de modo a ter tempo para realizar satisfatoriamente todas elas. (...) Assim, quando pensamos em relações simultâneas, podemos associá-las a sistemas.

Relacionado a esse conteúdo, a professora de Matemática Atuane explicou o referido conteúdo aos alunos da 6ª série e na tentativa de deixar o assunto bem entendido e com sentido,dividiu a turma em grupos para que pudessem confeccionar cartazes relacionados ao tema.

A atividade ficou excelente!!!

Parabéns!!!












Proxima Pagina → ← Pagina Anterior