O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Alfabetização- 1º Ano

A turma do 1º ano A da professora Beatriz em mais um momento de aprendizagem e descontração.

Como já sabemos, o aprendizado das crianças se torna muito mais significativo quando acontece de forma prazerosa.

Na proposta do material do 1º ano encontramos e, temos a oportunidade de vivenciar, vários jogos e atividades lúdicas que levam o aluno a fazer descobertas que o aproximam do processo de alfabetização em que se encontram.

É muito bom poder oferecer aos alunos atividades diferenciadas. Jogos, brincadeiras, momentos de leitura, pois assim, percebemos a cada dia o crescimento dos alunos.

Beatriz Driusso

LEITURA  COM  FLORES
A natureza cheia de flores
Parece trazer uma canção
Para comemorar neste mês
A Independência, a árvore, a Primavera e
A grandiosa Festa das Flores e Cores da Escola Elisa Paiva.

Em sintonia com essas datas festivas, e com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e escrita entre os nossos estudantes, preparamos um ambiente com flores e cores para a nossa aula de leitura na biblioteca da escola.

A classe da 5ª série D, com o apoio da pedagoga Silvana e das professoras Marli Fontan Ventorim e Rita de Fátima, planejaram uma aula especial, bem colorida, com apresentações de dramatizações como: “Amigos das árvores e amigos dos livros.

As alunas: Mayara, Aline, Rayane, Giovana e Suliane representaram nossos queridos amigos: O sol , a árvore, a chuva e as flores. Tivemos também a participação especial da diretora .











Já as meninas e os meninos: João Vitor, Deividy, Joathan, Claudiolindo ,Rafael, Maurício, Bruno, Fabiano, Tássio, Aline, Cleonice, Simone, Franciny e Ana Paula representaram os amigos dos livros:
Assim:
Em uma bela tarde de terça-feira....
Amigos dos Livros



Duas Princesas
Encantados




Apaixonados








E a Fantasia ...










Despertando Grandes Leitores e Futuros Escritores.

Parabéns aos alunos da 5ª série D. Com toda essa criatividade, vocês demonstraram o quanto são capazes de entender a importância da leitura em nosso dia a dia. Agradecemos o empenho da pedagoga Silvana e o apoio da diretora Marília Ester. Mais uma vez todos brilharam, fazendo a diferença na UMEF Elisa Paiva.

Abraços afetuosos

Professora Rita - Setembro 2010

Teatro: Como a Tartaruga ficou careca...

O teatro trabalhado na disciplina de Lingua Inglesa com alunos da 4ªB pela Prof: Patricia Pariz dentro do Projeto Africanidade foi um sucesso.

Com a apresentação os alunos sentiram-se valorizados e motivados para prossegir seu estudos dentro da disciplina, pois perceberam que podem extrapolar os limites da sala de aula com a aprendizagem do idioma.

Ninguém ficou de fora do trabalho . A participação da turma foi total ,cada aluno com sua função e responsabilidade percebeu a importância do trabalho em equipe.

As histórias africanas eram tradicionalmente transmitidas de boca em boca. Muitas vezes, eles contadas debaixo da lua em torno de um fogo na aldeia após a conclusão de um longo dia de trabalho. As histórias raramente terminavam com as palavras que tantas vezes ouvimos na infância, - "e todos viveram felizes para sempre”. Normalmente, as histórias ensinam uma lição, e muitas vezes, a pessoa egoísta aprende uma lição dura até o fim.




















Se você não pode comparecer a apresentação não perca a oportunidade de assitir ao video.

Agradecemos o apoio da pedagoga Rosania e da diretora Marília Ester.  
E a vocês alunos da 4ª série B  os nossos sinceros e merecidos Parabéns!

COMBATE AO TABAGISMO

COMBATE AO TABAGISMO

Aproveitando a data dedicada ao Dia Nacional do Combate ao Tabagismo as professoras Elaine Cardoso e Sandra Elvira Caçandro desenvolveram com suas turmas (1ª série A e 2ª série A) atividades envolvendo o tema.

E para encerrar com chave de ouro, os pequenos foram à Rua, enfrente à Unidade de Ensino para realizar panfletagem com o objetivo de auxiliar a formação da consciência das pessoas em relação aos males causados pelo fumo.

Com o auxílio dos Policiais Militares, a quem agradecemos a enorme colaboração, os alunos pararam os carros que passaram no momento para entregar os panfletos produzidos por eles mesmos.

Participaram da panfletagem os alunos da 1ª série A, 2ª série B,as professoras Elaine e Sandra, a estagiária Leiziane, a pedagoga Rosania e a Diretora Marília.

Parabéns Alunos e professoras, vocês fazem a diferença em nossa Unidade de Ensino!

Comemoração: 7 de Setembro


O Dia 07 de Setembro não passou despercebido em nossa escola, pelo contrário, aconteceram muitas e belíssimas apresentações.






A iniciativa partiu do professor Sebastião quando pensou em trabalhar a referida data com seus alunos de 7ª série e ao comentar com a Pedagoga Silvana decidiram convidar a professora Rita de Fátima para dar sua contribuição nas aulas de Língua Portuguesa com sua criatividade.

A atividade iniciou com a fala da Diretora Marília e em seguida a Pedagoga Silvana leu o Poema Meu Brasil.

Os alunos da 5ª série apresentaram o jogral com o título: A Independência do Brasil e uma dramatização.

A 6ª série apresentou um jogral em forma de jornal falado e a coreografia da canção: Eu te amo Meu Brasil.

A 7ª série, juntamente com o professor Sebastião cantou o hino da Independência, explicando o significado de cada estrofe e ainda fizeram a releitura do Grito do Ipiranga em telas. Sem contar que a professora Rita de Fátima caprichou na ornamentação e preparação do local.

O momento foi riquíssimo e muito cultural. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!!!!








Olimpíadas de Língua Portuguesa

Encerrou a etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro 2010 – programa que tem por objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e escrita dos alunos da rede pública do país.

É com muita alegria e satisfação que parabenizamos a Professora Rita de Fátima Nogueira Machado da Disciplina de Língua Portuguesa e a aluna Francine Daré Feriane – 5ª série “D” pela classificação na etapa municipal da categoria POEMAS.

Estamos muito felizes com a conquista! Parabéns e muitos sucessos!!!

Meio Ambiente

Aprendendo a proteger o Meio Ambiente com criatividade...

A professora da 2ª série B, Márcia Fontan Gomes, aproveitou a sugestão do material apostilado Dom Bosco na disciplina de Ciências para trabalhar com os alunos a construção de objetos utilizando materiais recicláveis com o objetivo de mostrar a importância do reaproveitamento para diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente. O aluno Willian Matheus de Oliveira Pascoal confeccionou um robô de caixas que encantou a turma e, por isso, a professora deu ênfase ao trabalho desenvolvido e propiciou a oportunidade de produzirem um texto tendo como personagem principal o trabalho do educando.

A partir do direcionamento dado, todos os alunos produziram textos e fizeram a apresentação dos mesmos para que a turma escolhesse a história mais interessante.

O texto selecionado pela turma foi da aluna Ester Mello de Azevedo, que soltou a imaginação e contou a história da invenção do robô pelo colega Willian, colocou emoção e aventura e ainda atribui nome ao invento que foi batizado de Lio.

A aluna foi premiada pela professora com um pequeno presente, mas, toda a turma foi parabenizada pelos excelentes textos que produziram.

Mais uma vez parabéns à professora e aos alunos da 2ª série B!

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior