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SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O FOLCLORE


A Professora Luciene D. Daré Feriani desenvolveu uma sequência Didática para as aulas de Projeto de leitura sobre Folclore para as turmas do Fundamental I.


JUSTIFICATIVA

Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.

Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da nossa memória cultural.

Nessa perspectiva, realizar um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente, justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.

OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral: 
*       Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;

3.2 Objetivos Específicos:
*       Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado;
*       Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore;
*       Desenvolver o gosto pela leitura através das riquezas de nosso folclore;
*       Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras;
*       Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.

CONTEÚDOS
o    O que é Folclore?
o    Parlendas;
o    Trava-línguas;
o    Adivinhas;
o    Cantigas de roda;
o    Brincadeiras tradicionais;
o    Lendas: Saci-pererê, Curupira, Iara e Lobisomem;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

1º DIA:
TEMA: O QUE É FOLCLORE?

1º momento:
o    Roda de conversa sobre o que é folclore?
o    Apresentação da música: “Quem nos fala das lendas de um povo”
Quem nos fala das lendas de um povo? É o folclore, é o folclore.
Quem nos fala das festas de um povo? É o folclore, é o folclore.
Folclore, folclore, folclore é que faz o povo cantar.
Folclore, folclore, folclore, é que faz o povo dançar.
Quem nos fala dos provérbios de um povo? É o folclore, é o folclore.
Quem nos fala das crenças de um povo? É o folclore, é o folclore.
Folclore, folclore, ...
Quem nos fala dos mitos de um povo? É o folclore, é o folclore.
Quem nos fala das adivinhas de um povo? É o folclore, é o folclore.
OBS: A letra da música será escrita no quadro para que os alunos possam fazer a leitura cantada, copiar e ilustrar em seu caderno.

2º momento:
o    Visualização de pequenos vídeos sobre o folclore no auditório da escola.
o    Registro do que mais lhe chamou atenção nos vídeos que assistiram (desenho livre e/ou pintura e/ou escrita de texto, etc.
o    Apresentação dos registros para a turma.

2º DIA:

TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E PARLENDAS

1º momento:
o    Relato sobre trava-línguas;
o    Exploração de cartaz com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá;
o    Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);

2º momento:
o    Leitura do livro “O Jogo da Parlenda”,de Heloisa Pietro.
OBS: Como o livro traz diversas parlendas e trava-línguas intitulados em seu contexto, os alunos são convidados a participar de leitura colaborativa junto com a professora em diversos momentos da história, tornando assim a leitura mais prazerosa, atraente e divertida.
o    Pintura de parlendas e trava-línguas, utilizando partes da obra de Heloisa pietro.

3º DIA:

TEMADO DIA:LENDAS

1º momento:
o    Explanação sobre lendas do folclore brasileiro;
o    Questionamento sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore;
o    Roda de história:Com uso das obras da coleção “Folclore Fantástico”, Ed. Ciranda cultural, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo receberá um livrinho diferente da coleção, para que possam ler, interpretar e fazer o reconto da lenda apresentando-a para a turma, no 2º momento da aula.
2º momento:
o    Apresentação dos grupos recontando as histórias lidas;
o    Atividade na folha: pintura de uma lenda para fazer parte do painel da sala de aula.

4º DIA:
TEMA: ADIVINHAS, BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E CANTIGAS DE RODA.

1º momento:
o    Relato sobre adivinhas;
o    Brincar de O que é? O que é? (recompensa para quem responder corretamente);
o    Atividade na folha: Jogo da memória sobre adivinhas.

2º momento:
o    Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas;
o    Fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras);
o    Atividade na folha: ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas;

3º momento:
o    Fazer uma explanação sobre cantigas de roda;
o    Convidar os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;

AVALIAÇÃO
o    Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
o    Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Apoio: PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural.





APRESENTAÇÃO DE TRAVA-LÍNGUASE  PARLENDAS



PINTURA DE  LENDAS


APRESENTAÇÃO  DO MURAL DO FOLCLORE


RODA DE HISTÓRIAS SOBRE LENDAS


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