A Professora Luciene D. Daré Feriani desenvolveu uma sequência Didática para as aulas de Projeto de leitura sobre Folclore para as turmas do Fundamental I.
JUSTIFICATIVA
Folclore pode ser entendido como um
conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios,
brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de
um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo
para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Reconhecer a importância cultural do
folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do
patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que
temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao
aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou
divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da
nossa memória cultural.
Nessa perspectiva, realizar um trabalho
sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente,
justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de
que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;
3.2 Objetivos Específicos:
Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que
merece ser preservado;
Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso
folclore;
Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de
histórias, músicas e brincadeiras;
Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais
como: a música, a dança, o desenho e a pintura.
o O que é Folclore?
o Parlendas;
o Trava-línguas;
o Adivinhas;
o Cantigas de roda;
o Brincadeiras
tradicionais;
o Lendas: Saci-pererê,
Curupira, Iara e Lobisomem;
1º DIA:
TEMA: O QUE É FOLCLORE?
1º momento:
o Roda de conversa
sobre o que é folclore?
o
Apresentação
da música: “Quem nos fala das lendas de
um povo”
Quem nos fala das lendas de um povo? É o folclore,
é o folclore.
Quem nos fala das festas de um povo? É o folclore,
é o folclore.
Folclore,
folclore, folclore é que faz o povo cantar.
Folclore,
folclore, folclore, é que faz o povo dançar.
Quem nos fala dos provérbios de um povo? É o
folclore, é o folclore.
Quem nos fala das crenças de um povo? É o folclore,
é o folclore.
Folclore,
folclore, ...
Quem nos fala dos mitos de um povo? É o folclore, é
o folclore.
Quem nos fala das adivinhas de um povo? É o
folclore, é o folclore.
OBS: A letra da música será escrita
no quadro para que os alunos possam fazer a leitura cantada, copiar e ilustrar
em seu caderno.
2º momento:
o Visualização de pequenos vídeos
sobre o folclore no auditório da escola.
o Registro do que mais lhe chamou
atenção nos vídeos que assistiram (desenho livre e/ou pintura e/ou escrita de
texto, etc.
o Apresentação dos registros para a
turma.
2º DIA:
TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E PARLENDAS
1º momento:
o Relato sobre
trava-línguas;
o Exploração de cartaz
com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá;
o Brincar de repetir
trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);
2º momento:
o
Leitura
do livro “O Jogo da Parlenda”,de
Heloisa Pietro.
OBS: Como o
livro traz diversas parlendas e trava-línguas intitulados em seu contexto, os
alunos são convidados a participar de leitura colaborativa junto com a
professora em diversos momentos da história, tornando assim a leitura mais
prazerosa, atraente e divertida.
o
Pintura
de parlendas e trava-línguas, utilizando partes da obra de Heloisa pietro.
3º DIA:
TEMADO DIA:LENDAS
1º momento:
o Explanação sobre lendas do
folclore brasileiro;
o Questionamento sobre o
conhecimento de alguns personagens do nosso folclore;
o Roda de história:Com uso das obras da coleção “Folclore
Fantástico”, Ed. Ciranda cultural, os alunos serão divididos em grupos,
onde cada grupo receberá um livrinho diferente da coleção, para que possam ler,
interpretar e fazer o reconto da lenda apresentando-a para a turma, no 2º
momento da aula.
2º momento:
o
Apresentação
dos grupos recontando as histórias lidas;
o
Atividade
na folha: pintura de uma lenda para fazer parte do painel da sala de aula.
4º DIA:
TEMA: ADIVINHAS, BRINCADEIRAS
TRADICIONAIS E CANTIGAS DE RODA.
1º momento:
o Relato sobre
adivinhas;
o Brincar de O que é? O
que é? (recompensa para quem responder corretamente);
o Atividade na folha: Jogo
da memória sobre adivinhas.
2º momento:
o Questionar os alunos
em relação as suas brincadeiras favoritas;
o Fazer um relato sobre
alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca,
ioiô, corda, boneca, entre outras);
o Atividade na folha:
ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir
para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas;
3º momento:
o Fazer uma explanação sobre
cantigas de roda;
o Convidar os alunos a formar uma
grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem:
Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;
o Observar o
envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
o Registrar as
atividades desenvolvidas em fotografias.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Apoio: PARREIRA, Glaucia. Alfabetização
Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural.
APRESENTAÇÃO DE TRAVA-LÍNGUASE PARLENDAS |
PINTURA DE LENDAS |
APRESENTAÇÃO DO MURAL DO FOLCLORE |
RODA DE HISTÓRIAS SOBRE LENDAS |
0 Comentario "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O FOLCLORE"
Postar um comentário