Objetivos Gerais e Específicos
A escrita (desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual).
Relacionar filme em discurso direto a narrativa escrita em discurso indireto.
Perceber o início (apresentação), meio ( complicação/clímax) e fim (desfecho) como elementos desta narrativa.
Empregar adequadamente em discurso indireto (a personagem, o tempo, o espaço).
Observar a importância da língua culta na produção de texto, assim como, os parágrafos, ortografia, pontuação, estética, capricho, coerência (continuidade).
Observar e valorizar o trabalho de correção e reescrita da atividade escrita.
Desenvolvimento
- 1ª etapa: (1 aula)
Tomar o cuidado para que o filme seja passado num dia em que seja assistido em apenas uma aula, e assim que a aula/filmes terminarem não seja cobrado tarefa alguma sobre o que assistiram, uma vez que os alunos já estão condicionados a ter que fazer alguma atividade referente.
- 2ª etapa: (1 aula)
A seguir pedir que escolham, dos quatro filmes assistidos um para desenvolverem a atividade do momento.
Pedir para ilustrar 4 cenas do filme escolhido e pintar.
- 3ª etapa: (4 aulas)
Fazer um rascunho escrito de cada cena desenhada. Juntamente com o aluno, fazer a correção da produção dele.
- 4ª etapa: (2 aula)
- 5ª etapa: (1 aula)
Leitura de textos narrativos observando o que precisou ser acertado no decorrer do trabalho. Observações dos objetivos descritos acima coletivamente.
- 6ª etapa:
Avaliação:
Observação e análise de todas as etapas da sequência realizada, com vista nos objetivos propostos.
Sequência elaborada por: Dauciane Vargas Oliveira em 2012, para a 7ª C, da UMEF Elisa Paiva.
Filmes: “A turma da Mônica”, “Chico Bento no Shopping”, “Chico Bento na roça”, “Jacaré de estimação”.
0 Comentario "Leitura e Processos de Escrita - Gênero Textual (Narração)"
Postar um comentário