O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Leitura e Processos de Escrita - Gênero Textual (Narração)


Objetivos Gerais e Específicos

A escrita (desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual).

Relacionar filme em discurso direto a narrativa escrita em discurso indireto.

Perceber o início (apresentação), meio ( complicação/clímax) e fim (desfecho) como elementos desta narrativa.

Empregar adequadamente em discurso indireto (a personagem, o tempo, o espaço).

Observar a importância da língua culta na produção de texto, assim como, os parágrafos, ortografia, pontuação, estética, capricho, coerência (continuidade).

Observar e valorizar o trabalho de correção e reescrita da atividade escrita.


Desenvolvimento

  • 1ª etapa: (1 aula)
Apresentação dos filmes em uma aula.

Tomar o cuidado para que o filme seja passado num dia em que seja assistido em apenas uma aula, e assim que a aula/filmes terminarem não seja cobrado tarefa alguma sobre o que assistiram, uma vez que os alunos já estão condicionados a ter que fazer alguma atividade referente.
  • 2ª etapa: (1 aula)
Distribuir uma folha de papel em branco para cada aluno e solicitar que dividam em quatro partes iguais.

A seguir pedir que escolham, dos quatro filmes assistidos um para desenvolverem a atividade do momento.

Pedir para ilustrar 4 cenas do filme escolhido e pintar.

  • 3ª etapa: (4 aulas)

Fazer um rascunho escrito de cada cena desenhada. Juntamente com o aluno, fazer a correção da produção dele.

  • 4ª etapa: (2 aula)
Acabamento final do trabalho através da colagem da escrita a parte desenhada e a criação de um novo título para a história.

  • 5ª etapa: (1 aula)

Leitura de textos narrativos observando o que precisou ser acertado no decorrer do trabalho. Observações dos objetivos descritos acima coletivamente.

  • 6ª etapa:
Exposição dos trabalhos apresentados.


Avaliação:

Observação e análise de todas as etapas da sequência realizada, com vista nos objetivos propostos.


Sequência elaborada por: Dauciane Vargas Oliveira em 2012, para a 7ª C, da UMEF Elisa Paiva.

Filmes: “A turma da Mônica”, “Chico Bento no Shopping”, “Chico Bento na roça”, “Jacaré de estimação”.


 

 
 
 
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Leitura e Processos de Escrita - Gênero Textual (Narração)"

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior