Este jogo foi desenvolvido pelo norte-americano John
C. Del Regato, que levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato
atual, tanto em relação ao tabuleiro quanto às regras.
O objetivo do trabalho com o jogo trata-se de incentivar o trabalho com as quatro operações, uma vez que os alunos tem apresentado algumas dificuldades em cálculos mentais.
Objetivo do jogo:
Para ganhar o jogo o jogador deverá:
* Ter o número de pontos necessários, definidos inicialmente (30 ou 40 pontos) ou
* Ser o primeiro a identificar cinco fichas de mesma cor em linha reta (horizontal, vertical ou diagonal)
As regras do jogo:
1
- Adversários jogam alternadamente. Na sua vez, cada jogador joga os
três dados e constrói uma sentença numérica usando os números indicados
pelos dados e uma ou duas operações diferentes. Por exemplo, com os
números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2+3) x 4 = 20. O jogador,
neste caso, cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor. Só é
permitido utilizar as quatro operações básicas.
2
- Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível
fazer uma sentença numérica com os valores sorteados nos dados, o
adversário terá uma opção a tomar: se achar que seria possível fazer uma
sentença com os dados jogados pelo colega, poderá fazer a sentença
numérica antes de fazer sua própria jogada. Ele ganhará, neste caso, O
DOBRO DOS NÚMEROS DE PONTOS, e em seguida poderá fazer sua própria
jogada.
3 - O jogo termina quando o jogador
conseguiu atingir o número de pontos definidos no início do jogo ou
colocar 5 fichas de mesma cor em linha reta sem nenhuma ficha do
adversário intervindo. Relembrando, essa linha poderá ser horizontal,
vertical ou diagonal.
Contagem dos pontos:
Um
ponto é ganho por colocar uma ficha num espaço desocupado que seja
vizinho a um espaço com uma ficha de qualquer cor (horizontalmente,
verticalmente ou diagonalmente). Colocando-se uma marcador num espaço
vizinho a mais de um espaço ocupado, mais pontos poderão ser obtidos. A
cor das fichas nos espaços ocupados não faz diferença. Os pontos obtidos
numa jogada são somados para o jogador. Um exemplo: Suponhamos que uma
partida tenha sido iniciada pelo jogador A que possuí a ficha vermelha
colocada na casa 37. Ao jogar seus dados, o segundo jogador, que possuí a
ficha azul, tirou 3, 3 e 4 e fez os seguintes cálculos 3 x 3 x 4 = 36.
Isso lhe possibilitou conseguir um
ponto. O jogador A, jogando os dados tirou os números 5, 6 e 1 e fez 5 +
1 + 6 = 12. Colocando sua ficha vermelha na casa 12, este conseguiu
marcar dois pontos.
O jogo é muito interessante, mas exige muito raciocínio. Vale a pena testar!
link:http://cantinholuluzinha.blogspot.com.br/2011/04/jogo-contig-60.html
0 Comentario "O jogo Contig 60 "
Postar um comentário