Tema: Trabalho Agrícola
A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é através dela que temos o nosso sustento.
Hoje, o trabalho agrícola não é mais um espaço isolado sobre o qual se desenvolve um conjunto de atividades agropecuárias. Estamos caminhando em direção a uma sociedade de forte complemento urbano-rural, na qual caberianovo papel além da oferta de alimentos: o papel de sustentação da vida no planeta.
A diversidade se faz aí presente, seja nos tipos de produtos, na tecnologia empregada, nos mercados de insumos e produtos.
Com esta apresentação queremos agradecer e homenagear os produtoresrurais do nosso município.
Agricultores, mãos que sustentam o Brasil.
- Agricultura das Verduras e Legumes - Alunos dos 2º. e 3º. Anos
“Agricultura Orgânica, bom para quem planta e para quem come”.
Agricultura familiar – Feira de Conceição do castelo.A feira da agricultura familiar acontece todas as sextas-feiras desde 2010 e tem crescido cada vez mais.
“Agricultura sem agrotóxicos, a natureza agradece e sua saúde também”.
- Agricultura das Frutas - Alunos das 3ª. e 4ª. Séries
“Manejando a terra mãos habilidosas, realizam o cultivo de frutas diversas e saborosas”!
“Pássaros, insetos e morcegos são seus fieis semeadores. De um canto a outro encontramos diversos sabores”!
- Cultura do Feijão e do Milho - Alunos das 5ª. e 6ª. séries
O uso de defensivos no manejo do feijão e milho é feito para combater os ataques de insetos ou doenças na plantação. Estes produtos são perigosos, tanto para a saúde do agricultor como do consumidor e sobre tudo para a natureza. Devem ser aplicados em quantidade e freqüência certa,somente quando necessário, utilizando os equipamentos de proteção.
Através do milho e do feijão podemos obter vários alimentos que são utilizados em nosso dia a dia, como:polenta, canjica, pipoca, pão e broa de fubá, feijão tropeiro, feijoada e o feijão tradicional que é indispensável em nosso prato.
- Agricultura do Café – Alunos das 7ª. e8ª. séries
Nossos alunos apresentam algumas fases da produção cafeeira.
1ª Fase – O Plantio
Consiste da produção e plantio das mudas, empregando variedades como o arábica e o conilom.
2º Fase – Colheita
A colheita utilizadesde o emprego de técnicas simples, com o uso da mão de obra familiar, até o emprego de técnicas mais sofisticadas, como a colheita mecanizada.
3ª Fase – Beneficiamento
Fase que vai da secagem, em alguns casos com o processo do despolpamento mecânico, até a pilagem propriamente dita, que pode ocorrer em estabelecimentos fixos ou em caminhões com máquinas que vão até a propriedade.
Fazemos referência ainda às instituições como INCAPER e Secretaria Municipal de Agricultura que buscam, juntamente com seus profissionais, meios para o melhoramento das variedades, do controle de pragas e doenças e uma consequente melhoria no produto final, o que tende a valorizar o nosso produtor de café.
• As mudas de café das variedades arábica e conilom
• As peneiras artesanais usadas para a colheita
• O desumidificador de grãos
• As peneiras de classificação de grãos
• As amostras de grãos
• As revistas, foderes e livros sobre as pesquisas na área e cartazes.
• Objetos feitos com reciclagem usando palha (casca) do café. (Gamela, tigela e vaso).
Ultima Ala do Desfile:
HOMENAGEM AOS 48 ANOS DE SERVIÇOS
ALUNOS DO VESPERTINO
A UMEF Elisa Paiva trás neste bloco uma singela homenagem a Conceição do Castelo pelos seus 48 anos de emancipação política. Música “Vale Viver Aqui” do Padre Fabio de Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário