O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios do homem. Toda criança gosta de ouvir histórias. Ela associa realidade à fantasia e geralmente se identifica com algum personagem.
Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.3, p. 143): “A leitura de histórias é um instrumento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.
Contar histórias é de grande relevância para a aprendizagem da criança. Na criação de histórias, o professor poderá abordar qualquer assunto e apresentar diferentes conteúdos pedagógicos, uma vez que criança terá possibilidades de assimilar o que é apresentado nas histórias através de seus personagens. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.1, p. 52): “Por mais que se tenha a intenção de trabalhar com atitudes e valores, nunca a instituição dará conta da totalidade do que há para ensinar. Isso significa dizer que parte do que as crianças aprendem não é ensinado de forma sistemática e consciente e será aprendida de forma incidental”.
fonte do texto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38550
E por isto que a escola tem investido na aprendizagem por meio das histórias Infantis, desta vez são as turminhas das Professoras Mariana e Marlene do vespertino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário