No dia 1º de julho uma Palestra/Conversa com um grupo de amigos de Conceição do Castelo, Castelo e Venda Nova do imigrante, liderados por Jurandi Serpa.
A palestra foi uma iniciativa da Diretora da Unidade de Ensino – Marilia Ester Bortolini Viganor, com o objetivo de esclarecer, trazer novos conhecimentos e mostrar para os alunos os efeitos das drogas - com enfoque no álcool - na vida do ser humano.
Iniciou-se o momento com a Oração da Serenidade: “Concedei-nos Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar; coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.
Os depoimentos feitos foram bem variados e chocantes com idades de vinte a sessenta anos, onde foi relatado que o alcoolismo é uma doença que mata desmoralizando, além de ser progressiva e incurável. Interessante ressaltar uma fala: “começamos a fazer parte de um grupo, no inicio tudo é festa com álcool, drogas e tudo de errado que puderem imaginar. Depois percebemos que já não dominamos mais o alcoolismo, que estamos em um abismo e que o álcool foi a porta de entrada para os outros vícios. Neste momento o apoio da família é primordial e faz toda a diferença para a nossa recuperação, pois é a única que permanece conosco e eu quer o nosso bem embora demoramos para perceber”.
Em um dos depoimentos foi dito que o alcoólatra é todo aquele que bebe sem limites e não se reconhece como dependente e a recuperação do mesmo só acontece quando há um reconhecimento de que precisa de ajuda.
O alcoolismo e as demais drogas são monstros criados pela própria sociedade. Veja algumas das principais características do alcoólatra citadas nos depoimentos:
• Dificuldades de relacionamentos;
• Não aceita críticas;
• Indisciplinado com normas, horário;
• Conta mentiras – a mentira é sua defesa;
• Indisposição para o diálogo.
Finalizando foi dada a dica que se viva um dia de cada vez e que sejam aproveitadas as orientações passadas nesta noite para uma boa administração da própria vida, afinal quando damos o verdadeiro valor à vida atraímos coisas boas.
Um dos palestrantes de Castelo, faz parte de um grupo musical - Zé da Silva e Soberano e ao final da noite presenteou os alunos e toda a equipe da UMEF ”Elisa Paiva”, com uma riquíssima e cultural “moda de viola”, onde todos puderam apreciar e cantar juntos. Foi um excelente momento!
Silvana Martins de Carvalho
Confira mais fotos na Galéria de fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário