O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Educação e Saúde - Uma Parceria que dá certo!

EDUCAÇÃO 



SAÚDE
UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO
A UMEF “Elisa Paiva” faz parte da parceria realizada pelas Secretarias Municipal de Educação e Saúde que  vem realizando várias intervenções nas escolas Municipais. Uma delas é de Saúde Bucal onde foi feito a distribuição de Kits de higiene bucal  para as crianças e funcionários e é realizada trimestralmente . O atendimento odontológico é uma forma encontrada para que o tratamento chegue mais fácil até as crianças mais carentes. A dificuldade encontrada pelos profissionais é que os alunos levam o agendamento  para os pais , porém os alunos , muitas vezes, não entregam por medo ou até por esquecimento. A Equipe da Saúde Bucal é coordenada pela Dentista Kellen Belizario e conta com 6 dentistas e 4 auxiliares de saúde bucal. 
Outros programas de prevenção também vêm sendo realizados em nossa Escola.Dentre eles a vacinação contra HPV para as meninas de 9 a 14 anos, onde já foi realizada a aplicação da segunda dose, e nesta última terça feira, (06/10)  também foi realizado pela equipe do ESF – Saúde da Família que contou  com a participação da médica sanitarista que é referência do programa do Tracoma do ES, Adalzira Pagani,e também com a enfermeira chefe do núcleo de vigilância em saúde do ES, Maria Angélica Callegário Vieira , onde foi realizado diagnósticos preventivos de hanseníase e tracoma, bem como a distribuição de remédios para verminoses pela Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma. Os alunos receberam um termo recusa para ser entregues aos pais caso não quisessem que seus filhos participassem tanto do recebimento da medicação como da realização do exame do tracoma, e também  uma ficha de autoimagem contendo informações sobre Hanseníase para serem respondias em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário serviu para detectar casos suspeitos ,tanto de hanseníase como de tracoma, para assim serem encaminhados ao tratamento correto após uma avaliação com um especialista na instituição de ensino.
Esta é uma campanha do Ministério da Saúde que está sendo realizada em todo o Brasil. De acordo com o site do g1.globo.com, no Espirito Santo será realizado a campanha  em 922 escolas de 49 municípios para examinar mais de 214 mil alunos, contendo inúmeras recomendações, informações e orientações.  Com o diagnóstico feito nas escolas a identificação de outros casos na família e comunidade será mais fácil, evitando assim a transmissão da doença.
Educação e a Saúde  em conjunto proporcionam melhor qualidade de vida a população de nosso município, do nosso Estado e de todo o país. Com a família alcançaremos nossos objetivos e seremos todos beneficiados.

                       “Por trás de cada número estatístico, há uma história de vida.”






























Postagem por: Rayane Cassaro

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Educação e Saúde - Uma Parceria que dá certo!"

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior