O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NÚMEROS E FORMAS

Escola: UMEF Elisa Paiva                                                
Turma: 1º Ano “B”                   
Professora: Luciene D. Daré Feriani
Pontos de contato: Matemática/Português/Arte/Ciências/Geografia e História
Duração das atividades: Aproximadamente 22 aulas de 50m’ cada – Junho/14.



SINOPSE DO LIVRO: Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela.

JUSTIFICATIVA:
Com vistas nos aspectos citados na sinopse do livro, e observando a necessidade da turma em estar trabalhando com leitura e escrita, números e formas geométricas de forma lúdica e prazerosa, decidimos elaborar e realizar esta sequência de atividades, visando melhor assimilação dos conteúdos por hora citados.

OBJETIVOS:
  •      Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  •     Apresentar os números, relacionando-os com brincadeiras do cotidiano das crianças.
  •     Possibilitar ao aluno o aprendizado e o reconhecimento das formas geométricas existentes no meio em que vivemos.
  •     Construir e relacionar a partir das figuras geométricas. 
  •     Estimular a comparação visual;
  •     Compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto numérico;
  •     Oferecer à criança a oportunidade de falar, pensar e fazer matemática na sala de aula e na vida.
  •     Ler e interpretar a história em quadrinhos;
  •     Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  •     Construir formas pessoais de registrar informações em tabelas;
  •     Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  •     Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.


CONTEÚDOS:
Leitura e escrita (letras, sílabas, palavras, números...)
Data comemorativa (dia do meio ambiente)
Tipos de moradia
Classificação com Geometria
Composição com cores e formas
Exploração de sequências e formas

DESENVOLVIMENTO / ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

    1ª Etapa - “Classificação com Geometria”:

1º Momento: Iniciarei o desafio de trabalhar Classificação com Geometria com 1° ano “B” com a leitura do livro “AS TRÊS PARTES” de Edson Luiz Kozminski. Em seguida faremos uma roda de conversa sobre a história e os conteúdos que vamos estudar a partir dela.

2º Momento: Reconto da história onde as crianças serão motivadas a confeccionar os personagens (as três formas geométricas) e brincar de transformá-las nas várias coisas que vimos na história e outras que por ventura a turma descobrir que é possível de formar com as peças. (Fotos em anexo).

3º Momento: A partir das formas já conhecidas pela história, iremos recortar várias outras de diferentes cores e tamanhos: círculos, quadrados, retângulos, triângulos, losangos, trapézios, etc.  

4º Momento: A turma dividida em grupos será estimulada a dividir as formas recortadas, conforme seus critérios ( por cor, por tamanho, pelo número de lados, os que rolam , os que não rolam, etc).
Logo após, deverão montar desenhos em seu caderno colando as formas recortadas escrevendo os seus nomes. (fotos em anexo)

5º Momento:  Posteriormente a esta atividade (no outro dia), os alunos serão levados para o um passeio ecológico, visto que estamos na semana do meio ambiente, onde deverão descobrir neste ambiente elementos que se parecem com as formas estudadas na sala de aula, como também, recolher todo o lixo encontrado pelo caminho.
        De volta para a sala de aula, a turma deverá registrar o passeio com desenho livre retratando as formas geométricas existentes no meio em que vivemos. (ver desenho em anexo).

2ª Etapa – “Compondo com cores e formas”:

1º Momento: Roda de ideias dialogando com os alunos sobre as formas geométricas pedindo a eles que lembrem das formas geométricas que aparecem na história “As Três Partes e outras que já conhecem, e, onde podemos encontrá-las.
Após a roda de ideias, apresentar a história em quadrinhos “Cascão em A Pipa”

Conversando sobre o texto:
- Você conhece o brinquedo que o Cascão fez?
- Quais são as formas que aparecem nessa pipa?
- Você já brincou de soltar pipa?
- Quais são os cuidados que devemos ter ao brincar com pipas?
- O que aconteceu com a pipa do Cascão?
- Essa situação já aconteceu com você?

SOUSA, Mauricio de. Cebolinha brincadeiras II. São Paulo: Globo, out,
2006, n° 52. p.70, 71.

2º Momento: Registrando:
Em sua opinião o que o Cascão pode fazer para tirar a pipa de cima da árvore? No retângulo abaixo, faça um desenho para representar sua resposta.













Compare sua solução com as soluções encontradas pelos seus colegas da turma e conversem sobre elas.


3º Momento:
Convidar os alunos para montar pipas em duplas compensadas. Peça a eles que recortem as peças abaixo e com elas montar diferentes tipos de pipas. Primeiro faça algumas tentativas de montagem para em seguida colar em seu caderno.
Depois que a montagem estiver pronta, pergunte a eles:

- Algumas das pipas que vocês montaram tem a mesma forma que a pipa do Cascão? Qual?
- E com os personagens da história “As Três Partes? Qual a semelhança?
- Que formas aparecem em cada uma das pipas?
- Qual é a forma que mais aparece nessas pipas?
- Comparem suas montagens com a de outra dupla e observem se elas ficaram iguais ou diferentes.

4º Momento: Convidar os alunos a identificarem as formas geométricas no trenzinho e pintá-las utilizando as mesmas cores da legenda apresentada.
Em seguida, pedir para descobrirem o nome de cada uma delas . depois, completar a tabela com a quantidade usada de cada uma para montar o trenzinho.

FORMA GEOMÉTRICA

QUANTIDADE
QUADRADO


TRIÂNGULO


CÍRCULO


RETÂNGULO



5º Momento: Curiosidades sobre a pipa com uso de texto informativo.


Trocando ideias sobre o texto:
- Você sabe o que significa dizer que a pipa apareceu na China cerca de 1000 anos antes de cristo? Isso é muito ou pouco tempo?
- Antes de a pipa ser um brinquedo, como ela era utilizada?

Analisando a palavra PIPA:
- Circule no texto a palavra PIPA. Quantas letras ela tem? Qual é a primeira letra? E a última? Agora,  pronuncie essa palavra. Quantas vezes você abriu a boca para pronunciá-la? Então tem quantas sílabas? Como é o som da primeira sílaba? E da segunda?...Quantas vezes essa palavra aparece o texto?


6º Momento: Registrando:
Além de ser muito antiga, a pipa serviu de inspiração para muitos artistas criarem obras de arte! Veja esta obra do pintor Cândido Portinari:

 (Imagem) PORTINARI, Candido. Meninos soltando papagaios. 1947. 1 óleo sobre tela: color.;60,6x73,5 cm. Coleção particular.

A) Com que forma se parece as pipas pintadas no quadro de Portinari? Desenhe-a em seu caderno:
B) Quantas pipas estão sendo empinadas?
C) O título da obra anterior é MENINOS SOLTANDO PAPAGAIO. No lugar onde você mora, a pipa tem um nome diferente? Que tal pesquisar e escrever outros nomes que a pipa recebe?

     3ª Etapa: “Exploração de sequências e formas”:

1º Momento: Iniciar com o jogo do “BINGO DAS LETRAS”:
2º Momento: Propor aos alunos atividades lúdicas de contagem, explorando as ideias do jogo:

- Quantas letras do alfabeto você utilizou para preencher sua cartela de bingo? - Represente com palitos de picolé essa quantidade de letras.

- Leia para os colegas e professora as letras que você utilizou.
- Faça o desenho dessas letras utilizando palitos de picolé.

- Os espaços em que  as letras foram escritas na cartela de bingo, representam qual forma geométrica?

- As bolinhas de EVA que você usou para marcar o bingo se parecem com qual forma geométrica? Quantas você usou?

- A cartela do bingo se assemelha com qual figura geométrica?

- Quantos palitos de picolé são necessários para montar um triângulo? E um quadrado? E um retângulo? E um losango? E um trapézio? Faça a montagem de cada uma dessas figuras utilizando palitos.

- Quantas cartelas foram necessárias para a turma do 1º ano “B” jogar o bingo?

- Represente essa quantidade com tampinhas.

- Houve quantos ganhadores? E quantos prêmios?

- Que tal fazer uma lista de palavras começadas com as letras que você escreveu na cartela do bingo. (produção individual).

3º momento: Aula no pátio da escola.

1) Os alunos serão levados ao pátio para brincar de esconde-esconde com seus colegas e professora, onde o pegador deverá contar até 20. Depois de brincar bastante, deverão fazer o registro da brincadeira:
A) Quantas crianças brincaram de esconde-esconde com você?
B) Até que número o pegador contou antes de sair para descobrir o esconderijo das outras crianças?
C) Foi combinado que o pegador contaria até 20 antes de sair à procura dos outros. Complete a sequência com os números que ele falou quando foi o pegador: 1,____, 3,____,  ____, 6, ____, ____, ____, 10, 11, 12, ____, 14,
15, ____, 17, ____, ____, 20.
D) Até que número você sabe contar? Combine com a professora e seus colegas e contem em voz alta a quantidade de alunos que vieram para a aula hoje.

2) Agora, observe as cenas e depois faça o que se pede:

    4ª ETAPA: MOMENTO DE RELEMBRAR:

1) Nesta sequência de atividades, você conheceu um pouco sobre pipas e viu que elas podem ter diferentes formas e cores. Aprendeu também o nome de algumas formas geométricas. Agora, observe estas pipas. Quais as formas que aparecem em cada uma delas? Complete a tabela para responder.


2) Mãos a obra: Você brincou de montar as personagens da história “As Três Partes”. Mostre a quantidade de personagens utilizando os dedos. Agora, escreva o nome delas e faça o desenho de cada uma.

3) Você se lembra do passeio ecológico que fizemos? ... Então, recorte de revistas imagens que lembram alguma forma estudada ou vista no passeio, com estes recortes confeccionaremos um cartaz classificando cada imagem a sua respectiva forma geométrica.


     Montagem do cartaz:                              Um exemplo de como ficou o cartaz:
 4) Jogo “Mosaico Geométrico” -  Nesse jogo os alunos foram  divididos em grupos para fazer o reconhecimento do material. Em seguida foram levados a formar desenhos com as formas do mosaico, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas, como também, fazer a contagem da quantidade de peças por cor. E resolveram situações de adição e subtração.

AVALIAÇÃO:

A avaliação foi feita em todos os momentos da aula através da observação dos alunos quanto a participação e realização das atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem.



BIBLIOGRAFIA:

KOZMINSKI, Edson Luiz. As três partes.

SOUSA, Mauricio de. Cebolinha brincadeiras II. São Paulo: Globo, out, 2006, nº 52. P.70,71.

PORTINARI, Candido. Meninos soltando papagaios. 1947. 1 óleo sobre tela: color.;60,6x73,5 cm. Coleção particular.


TOSATTO, Cláudia M. PERACCHI. Edilaine do Pilar F. Coleção Hoje é dia de Matemática1º Ano. Ed. Positivo. Curitiba, 2007.















































COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NÚMEROS E FORMAS"

Proxima Pagina → ← Pagina Anterior