O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Simulação de erupção vulcanica

Aula Prática com a Professora Marilene

Para fixar o conteúdo relacionado ao vulcanismo, os alunos das 5 ª séries (A, B, C e D),do turno matutino confeccionaram um vulcão utilizando os seguintes materiais:
2 copos plásticos , 1 bacia com água, 1 placa de madeira ou isopor de aproximadamente 50 x 50 cm, 1 Kg de argila, água, jornais velhos 3 colheres de bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre, corante alimentar vermelho ou anilina.

Os alunos colocaram os jornais dentro da bacia com água, para umedecê-los. Sobre a placa de madeira moldaram os jornais umedecidos na forma de um monte, colocando um copo na ponta. Em seguida, cobriram o molde de jornais com argila, moldando-o no formato de um vulcão. Foi necessário deixar a argila secar por aproximadamente 24 horas. No copo inserido no topo do vulcão, foi acrescentado o bicarbonato de sódio. Por fim foi despejado o vinagre com o corante vermelho dentro do copo com o bicarbonato. A reação do vinagre com o bicarbonato de sódio houve liberação de gás carbônico e água. Como essa reação foi realizada em meio líquido, ocorreu uma rápida efervescência, produzida pela formação de bolhas do gás carbônico e o rápido extravasamento do conteúdo do copo. Portanto foi possível simular uma erupção vulcânica em um ambiente terrestre






Visita ao Museu da Guerra em Afonso Cláudio

Para complementar as atividades realizadas em sala sobre os conteúdos referentes à 1ª e a 2ª Guerra Mundial estudados no primeiro semestre na disciplina de História, os alunos da 8ª série da UMEF Elisa Paiva, visitaram o Museu da Guerra, situado no município de Afonso Cláudio.

Esta visita  proporcionou-se aos alunos uma oportunidade de melhor compreensão dos acontecimentos que conduziram a estas guerras, bem como visualizar roupas, armamentos, fotos, objetos que foram utilizados neste período.Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o assunto e debater sobre os mesmos com os colegas e professores da disciplina.











































Proxima Pagina → ← Pagina Anterior