O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Formatura - 8ª EJA

1º Semestre

Aconteceu no dia 09 de julho de 2010 a simbólica formatura da 8ª etapa da Educação de Jovens e Adultos.

Todos os alunos do turno noturno estavam convidados e os formandos puderam levar um acompanhante para prestigiar a vitória de poder concluir mais uma etapa da vida.

A Diretora Marilia Ester Bortolini Viganor fez a abertura e em seguida a Pedagoga Silvana Martins de Carvalho deu continuidade passando uma mensagem.

O aluno Geovany Caetano foi convidado para fazer o juramento juntamente com a turma, a aluna Valeria fez os agradecimentos e a Professora Luciana da Silva fez o seu discurso como Patronesse.

Para finalizar, foi exibida no telão uma mensagem para cada formando e este se dirigia para pegar das mãos dos professores presentes o seu histórico de concludente da 8ª etapa.

Aqui fica a mensagem:
“Não basta ter belos sonhos para realizá-los. Mas ninguém realiza grandes obras se não for capaz de sonhar grande. Podemos mudar o nosso destino, se nos dedicarmos à luta pela realização de nossos ideais. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho; de examinar com atenção a vida real; de confrontar nossa observação com nosso sonho; de realizar escrupulosamente nossa fantasia. Sonhos, acredite neles.”












Parabéns a Todos!
Confiram mais fotos na Galeria.

Combate ao Alcoolismo


No dia 1º de julho uma Palestra/Conversa com um grupo de amigos de Conceição do Castelo, Castelo e Venda Nova do imigrante, liderados por Jurandi Serpa.

A palestra foi uma iniciativa da Diretora da Unidade de Ensino – Marilia Ester Bortolini Viganor, com o objetivo de esclarecer, trazer novos conhecimentos e mostrar para os alunos os efeitos das drogas - com enfoque no álcool - na vida do ser humano.

Iniciou-se o momento com a Oração da Serenidade: “Concedei-nos Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar; coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.

Os depoimentos feitos foram bem variados e chocantes com idades de vinte a sessenta anos, onde foi relatado que o alcoolismo é uma doença que mata desmoralizando, além de ser progressiva e incurável. Interessante ressaltar uma fala: “começamos a fazer parte de um grupo, no inicio tudo é festa com álcool, drogas e tudo de errado que puderem imaginar. Depois percebemos que já não dominamos mais o alcoolismo, que estamos em um abismo e que o álcool foi a porta de entrada para os outros vícios. Neste momento o apoio da família é primordial e faz toda a diferença para a nossa recuperação, pois é a única que permanece conosco e eu quer o nosso bem embora demoramos para perceber”.

Em um dos depoimentos foi dito que o alcoólatra é todo aquele que bebe sem limites e não se reconhece como dependente e a recuperação do mesmo só acontece quando há um reconhecimento de que precisa de ajuda.
O alcoolismo e as demais drogas são monstros criados pela própria sociedade. Veja algumas das principais características do alcoólatra citadas nos depoimentos:
• Dificuldades de relacionamentos;
• Não aceita críticas;
• Indisciplinado com normas, horário;
• Conta mentiras – a mentira é sua defesa;
• Indisposição para o diálogo.

Finalizando foi dada a dica que se viva um dia de cada vez e que sejam aproveitadas as orientações passadas nesta noite para uma boa administração da própria vida, afinal quando damos o verdadeiro valor à vida atraímos coisas boas.
Um dos palestrantes de Castelo, faz parte de um grupo musical - Zé da Silva e Soberano e ao final da noite presenteou os alunos e toda a equipe da UMEF ”Elisa Paiva”, com uma riquíssima e cultural “moda de viola”, onde todos puderam apreciar e cantar juntos. Foi um excelente momento!

Silvana Martins de Carvalho












Confira mais fotos na Galéria de fotos.

Convite

OBA!
Dia 09 julho temos Arraia na Escola .

Atenção alunos!
Não esqueça de tirar sua roupa brega do baú e venha brincar conosco!

Até lá... um desenho pra colorir retirado da Net.
Bye!




Geografia - Meio Urbano e Rural


Para trabalhar o conteúdo sobre Meio Urbano e Rural na disciplina de Geografia, a professora da 2ª série Márcia Fontan Gomes, utilizou a sugestão do Material Dom Bosco e, com muita criatividade, desenvolveu excelente estratégia para mostrar aos alunos a importância que um tem para o outro.

Os alunos levaram vários brinquedos para a sala de aula e simularam o meio urbano com casas, carros, lojas e outros e o meio rural com fazendas, animais e plantações. Cada grupo argumentou sobre a sua importância para a Sociedade.

Com isso, os alunos aprenderam, de forma lúdica e prazerosa, a dependência existente entre os homens do campo e da cidade.

Parabéns à professora!






Proxima Pagina → ← Pagina Anterior